Código de Vestimenta de Pilotos Deixar um comentário

Foi na extinta companhia aérea Pan Am em 1930, que os primeiros uniformes para equipe de navegação surgiram,  inspirados em pilotos militares da Primeira Guerra Mundial, a padronização atendeu uma necessidade de transmitir segurança e credibilidade aos passageiros, e esse conceito é seguido até os dias de hoje.

Dentro de um aeroporto mesmo entre milhares de passageiros e malas, podemos identificar facilmente prestadores de serviços e funcionários por conta de seus trajes, e com os membros da tripulação isso se torna ainda mais visível. Você sabia que comissários e pilotos seguem um código de hierarquia através das berimbelas, aquele adereço com faixas usados nos ombros?

Berimbela – quantidade de listras indicam hierarquia a bordo dos aviões.

Comissários de Bordo

É válido lembrar, que por não ser oficial e obrigatório o uso da identificação de hierarquia, cada empresa segue um padrão de uniforme para a sua equipe.

Na aviação comercial, um dos primeiros cargos são os comissários de bordo, por isso utilizam apenas uma faixa, sendo que para as mulheres, por conta do design dos uniformes, nem sempre usam o adereço.

Algumas empresas para essa categoria prefere deixar os trajes limpos sem nenhuma identificação, como por exemplo, a empresa Gol.

 Copilotos

Para os copilotos são usadas duas ou três faixas dependendo da companhia aérea. No Brasil, as empresas Avianca, Latam e Gol utilizam duas faixas, enquanto a Azul utiliza três faixas como padrão. Já no exterior, o padrão mais adotado é de três faixas para empresas de grande porte, e alguns outros menores como aviação executiva, usam apenas duas faixas.

 Comandantes

Para os comandantes, autoridade máxima dentro do avião, o padrão usado é o de quatro faixas. Isso mostra toda experiência e o grau de conhecimento da sua carreira. É comum dentro do mesmo voo encontrar dois comandantes utilizando o uniforme com as quatro faixas, porém, somente um exercerá a função de comandante enquanto o outro terá a prerrogativa de copiloto.

Para a sua companhia aérea, a nossa opção de traje de piloto, segue uma linha clássica com elegância atemporal, perfeita para aumentar o tempo de troca e atualização de design do seu uniforme.

Clique na categoria QUEM CONHECE OS CAMINHOS, e compre os itens do seu traje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *